quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Copa do Mundo de 2030 já tem disputa de sedes, veja quem compete

 A corrida para sediar a Copa do Mundo de 2030 ainda não começou oficialmente, mas as movimentações nos bastidores já existem. Nesta sexta-feira, o site The Athletic revelou que a Arábia Saudita quer o torneio da Fifa e considera dividi-lo com a Itália. A candidatura tentaria ser a primeira a receber o Mundial em dois continentes diferentes.

Quem também está de olho na possibilidade é o Reino Unido, que pensa em sediar a Copa numa candidatura conjunta com a Irlanda.

Candidaturas conjuntas são bem vistas pela Fifa, pois diminuem o fardo econômico para os países – ainda mais com 48 times e 80 jogos no "novo" Mundial.

Ainda de acordo com o The Athletic, a Arábia Saudita também considera outra candidatura em dois continentes, esta unindo Ásia e África, se juntando a Egito e Marrocos. Embora ela faça mais sentido geográfico, o norte do continente africano precisaria de enormes investimentos em infraestrutura e estádios, diferente da Itália.

“Nós vamos avaliar uma candidatura para a Eurocopa 2028 e a Copa do Mundo de 2030”, disse Gabriele Gravina, presidente da Federação Italiana, na última quinta-feira.

Assim como o Catar, que sedia a Copa do Mundo de 2022, a Arábia Saudita vê o esporte como um meio de marketing. O país vem aumentando seus investimentos na área nos últimos anos, atraindo eventos como Fórmula 1, tênis, boxe e amistosos de futebol – Brasil e Argentina, inclusive, já se enfrentaram por lá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário